Viagem a Kyoto - dia 1

by - domingo, março 10, 2013

A ausência de posts se deve à minha viagem para Kyoto, Osaka e Nara nessa última semana. Nem no twitter estive postando nada, mas quem me adicionou no facebook andou vendo as fotos dos lugares lindos que visitei! Estivemos ocupadas todos os dias, chegando no hostel muito cansadas no fim da tarde então realmente não pude postar nada, apenas fazer o upload das fotos mesmo. Agora, descansada, vou contar um pouco dos lugares onde fomos!

Pegamos um trem de Makuhari-Hongo até Maihama (em frente à Tokyo Disneyland) e de lá pegamos um ônibus para Kyoto, na noite do dia 28; chegamos no dia seguinte pela manhã (a viagem levou umas 9 horas).

Kyoto foi capital do Japão e cidade do Imperador de 794 até 1868, e só foi substituída por Tóquio em 1943. Foi palco de diversas guerras, terremotos e incêndios, inclusive esteve na lista dos alvos a serem atingidos pela bomba atômica durante a segunda guerra mundial. Hoje mantém vários templos xintoístas e budistas (São 2000 santurários religiosos, 1600 budistas e 400 xintoístas!), edificações e ruas históricas importantes bem preservadas. Muitos dos locais não são abertos ao público gratuitamente; a taxa para entrar varia de 300 a 600 ienes.


Yasaka Shrine:

No primeiro dia visitamos o Yasaka Shrine (八坂神社, Yasaka Jinja). Foi fundado há 1350 anos atrás e está localizado bem no centro do distrito de Gion (o famoso distrito das gueixas, do qual vou falar mais pra frente). Juntamente com o parque Maruyama (que fica logo atrás) o templo é muito visitado durante a primavera e também no verão, durante o Gion Matsuri




Chion'in Temple

Em seguida visitamos o Chion'in Temple (知恩院). É o templo principal da escola Jodo do budismo japonês (uma das mais populares no Japão). O templo possui amplos jardins e edifícios de grande porte, mas o maior deles, assim como diversos outros templos e edifícios históricos, está sob reformas. Esse templo fica bem próximo do Yasaka Shrine; bastou seguir pelo parque Maruyama e estávamos lá.


Kinkakuji:

Por último, visitamos o Kinkakuji (金閣寺, Golden Pavilion), o famoso Pavilhão Dourado, o templo com dois andares totalmente cobertos a ouro! O Kinkakuji fica do outro lado da cidade, bem distante de Yasaka jinja ou Chion'in Temple, por isso pegamos um ônibus usando o day-pass e rumamos até o famoso edificio dourado. Não é possível ver o templo logo de cara, é preciso pagar 400 ienes (por volta de 8 reais), por pessoa, para entrar no parque. O templo sofreu  com incêndios várias vezes ao longo de sua história, incluindo duas durante uma guerra civil que destruiu grande parte de Kyoto, e, mais uma vez, mais recentemente, em 1950, quando foi incendiado por um monge fanático. Sua atual estrutura foi reconstruída em 1955.


Eu realmente não tenho muitas fotos desse lugar. Primeiro porque estava começando a chover no momento em que chegamos lá (carregar mochila pesada, sombrinha, e ainda tirar fotos não é fácil). Segundo porque...  Ah porque não tinha muito o que tirar na verdade. Para ser sincera, o Kinkakuji me decepcionou um pouquinho. Depois de tantas imagens belíssimas que eu vi pela internet, de toda a propaganda... Gastamos mais de quarenta minutos no ônibus e em menos de 5 minutos já não havia mais nada para olhar (sem falar no empurra empurra que estava para consegui tirar uma foto com o templo ao fundo). Enfim, é sem dúvida um belissimo lugar, mas Kyoto possui outros tantos templos muito mais bonitos do que esse, na minha opinião.

Gion:

Gion é o distrito mais conhecido pelas geikos (gueixa no dialeto de kyoto) e maikos (aprendizes de geiko). É também o local no qual ficamos hospedadas (olha que chique). A área mais popular de Gion é a rua Hanami-Koji, (As maikos e geikos ficam perambulando por lá); Essa região é repleta de restaurantes, lojas, casas de chá, infelizmente muito caras (bem pra turista rico mesmo, afinal, quem vai pagar uma gueixa ne...).






E aqui termina o primeiro dia de passeio por Kyoto, espero que tenham gostado. As próximas paradas serão: Palácio Imperial, Nijo Castle e Arashiyama! Até breve!

You May Also Like

6 comments

  1. Caramba! É muito legal todos esses lugares!
    Eu acho que nunca conseguiria guardar tanta informação xD

    É cada lugar lindo, nem parece de verdade.
    Vc já deve estar acostumada né,Paula?
    São tantas paisagens lindas!

    ResponderExcluir
  2. Aww Kyoooto i.i *se emociona toda vez que vê algo a respeito*
    Eu acho que o Kinkakuji deve parecer mais impressionante em dias de bastante sol .-.

    ResponderExcluir
  3. ADOREI Kyoto, mas ainda prefiro Tokyo... Gosto do Japão moderno de Tokyo!! ^^

    ResponderExcluir
  4. O lugar é lindo mesmo Barbara, mas o lugar que eu mais gostei eu ainda não postei XD Não acostumei pq cada dia eu vejo um lugar mais bonito que o outro :/

    Ichigo, com certeza um ceu azul faz a diferença xD

    Gesiane, Kyoto é mara ne *-*

    ResponderExcluir
  5. certa vez li que a cidade de kyoto só não foi bombardeada, durante a guerra, porque a sua importância, beleza e história impediram.

    ResponderExcluir
  6. Esta certo Panaceia, Kyoto foi poupada por sua importancia cultural e a beleza dos seus monumentos :D

    ResponderExcluir