O Silmarillion: Ainulindalë a Valaquenta

by - quinta-feira, dezembro 21, 2017

Depois de mais de um ano longe do blog (quantas vezes será que já escrevi isso aqui?) estou voltando com coisas muito bacanas pra mostrar. Como havia contado há vários meses atrás eu decidi fazer a segunda graduação que a universidade me oferecia, o Bacharelado em Design. Tinha minhas dúvidas do quão proveitoso seria o curso, se era a decisão certa sair do emprego pra dedicar mais dois anos à faculdade, essas coisas... Mas me formei ontem, mais uma vez e me dei conta de que foi realmente uma boa decisão!

Não foi um curso tão fácil como imaginei. Estava esperando uma graduação bem tranquila, simples e descomplicada, o que me deixava ainda mais receosa em seguir ou não por este caminho, afinal, a gente quer aprender pra valer né? Mas me surpreendi com os obstáculos e aprendizados dessa etapa. Cada dia ficou mais claro o quão privilegiada eu sou por ter uma família tão incrivelmente maravilhosa, que me apoia sempre e compra as minhas brigas. Foram alguns trabalhos e apresentações frustradas e puxões de orelha merecidos. A primeira vez que tive vergonha de apresentar um trabalho de faculdade porque não estava bom o suficiente. A primeira vez que briguei (e brigaram comigo) de verdade durante o desenvolvimento de um projeto, mas tudo sendo resolvido depois comendo hamburguer. Aprendi a engolir sapos e trabalhar duro para ganhar credibilidade. Chorei de raiva nesse processo, vocês sabem que choro fácil. Aprendi um pouco mais a socializar, ainda com certa lentidão, mas aprendi. Aprendi o valor da instituição e do trabalho que ela executa para a comunidade e me senti realizada por fazer parte, de alguma forma, dele. Chorei ainda mais ao ver colegas sendo atacados e seu profissionalismo sendo questionado. Chorei mas me posicionei em defesa daquilo em que acredito. Conheci pessoas maravilhosas e não estou nem brincando, elas realmente são maravilhosas. Na mesa do bar as conversas foram ficando mais sérias mas a afinidade foi aumentando ainda mais...

Mas agora nesses últimos meses iniciou-se a etapa final deste período: a produção do TCC. Minha ideia foi clara desde o início e teve uma receptividade muito boa pelos professores, ou quase todos. Meu trabalho foi o desenvolvimento de um guia ilustrado do livro O Silmarillion, de J.R.R Tolkien. Design editorial é algo que eu gosto muito e ilustração então, nem se fala e mesmo que alguns docentes questionassem o quão "design" aquele projeto fosse, eu não iria fazer outra coisa. Apresentei a proposta e todos pareciam interessados mas um pouco preocupados com a extensão do projeto e a quantidade de coisas que ainda estavam por fazer em tão pouco tempo. Eu garanti a eles que conseguiria e estabeleci metas e datas e partir daí foram tardes de pesquisa e noites viradas escrevendo relatório; semanas atrás de semanas na frente do computador ilustrando. A ansiedade voltou, a compulsão alimentar e a insônia também. Fazia o que tinha que ser feito durante o dia mas à noite não conseguia me livrar do pensamento de que ainda poderia estar trabalhando. Algumas vezes terminei uma ilustração por dia, outras demorei de dois a três. Não saía aos finais de semana, na maior parte do tempo só queria estar em casa. Engordei 4 ou 5 quilos mas a minha preocupação não era se a calça não ia mais servir ou se não estava tão bonita, eu queria ver aquele livro pronto (relatos de que uma moça maltrapilha vagava pelo campus, era eu!).

Meu computador estragou nas últimas semanas que eu tinha para finalizar o projeto, as impressões não ficavam boas, precisei de livros caros para a produção do relatório e meus pais estavam ali, o tempo inteiro como sempre estiveram, dando suporte, tanto financeiro quanto emocional (porque imagina segurar essa barra que é ser pai e mãe de uma filha ansiosa). Fizemos investimentos pesados pro nosso orçamento aqui em casa pra que tudo ficasse bonito como ficou e sou eternamente grata por ter tido essa oportunidade. Na véspera de entregar o trabalho eu ainda não estava satisfeita e com medo de apresentar meu livro ao lado de outros projetos que provavelmente estariam muito mais profissionais que o meu. Já havia previsto todos os possíveis pontos perdidos nas falhas que poderiam existir, mas, para a minha surpresa, a cada professor da banca, a cada comentário que eu recebi aquela tarde, minha confiança foi aumentando e o orgulho de ter produzido aquele impresso me tomou por completo. Ver que profissionais experientes gostaram do que havia sido feito e reconheciam o meu talento foi algo muito importante pra mim. Saí de lá com um 100 e com a ideia fixa de que eu sou boa no que eu faço SIM!











Várias coisas se passaram pela minha cabeça nesses últimos semestres. "Irão me julgar por fazer mais uma graduação? Afinal, estudar é fácil demais". "Será que sou uma boa designer? Será que isso é bom ou apenas mediano?". E saí deste curso com as certezas: Não, estudar não é fácil! Estudar, se dedicar, superar seus limites não é fácil e não vou deixar ninguém me tirar esse mérito! Sim eu sou uma boa designer. Eu sou uma boa ilustradora e graças a quem me acompanha e me apoia isso fica ainda mais claro pra mim. Ainda tenho muito a aprender e evoluir e vou precisar me lembrar disso em momentos em que a dúvida surgir novamente mas vou procurar não me esquecer nunca da minha capacidade!


You May Also Like

2 comments

  1. AH! O post que eu tanto aguardei! E como ta lindo esse layout novo, Mitsu <3
    Fico feliz que tenha voltado com o blog, agora com um peso a menos nas costas e a sensação de dever cumprido. E que trabalho maravilhoso, hein menina? Adoro suas ilustras (mas isso você já sabe) e a diagramação ficou linda também.
    TCC é um turbilhão de sensações e fases que deixam a gente super fora da casinha, mas que no final dá orgulho de ver o filho nascido. "Na véspera de entregar o trabalho eu ainda não estava satisfeita e com medo de apresentar meu livro ao lado de outros projetos que provavelmente estariam muito mais profissionais que o meu." Esse trecho sou eu inteirinha pq é um medo que me consumiu com meu TCC e hoje em dia ainda me consome, mas de forma diferente. Mas ao elogio de cada professor, vai crescendo uma felicidade dentro da gente...
    Que bom que você teve o apoio da sua família e que no final deu tudo certo. Com toda certeza você mereceu o 100 e fez a escolha certa nesse bacharelado.
    Estudar não é fácil não e devemos nos orgulhar desse mérito sim, com todas as forças!! hahaha Eu me senti assim quando concluí esse primeiro ano de curso de coreano.

    Parabéns de novo e bem vinda de volta <3

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que projeto legal! Voltarei aqui pra ler com mais calma. Amei!!!

    ResponderExcluir