torneio de Sumô em tóquio

by - quarta-feira, maio 29, 2013

O Sumô é uma luta competitiva de contato total em que o lutador (rikishi) tenta forçar seu rival a tocar o chão com qualquer parte do corpo, exceto pelo pé, ou fazer com que este saia do "ringue" (dohyou). É considerado geralmente como uma luta marcial moderna japonesa, mesmo que essa definição esteja errada, já que o esporte é realmente antigo e inclusive preserva diversos elementos ritualisticos do xintoísmo, como a purificação pelo sal. Algumas histórias sobre a origem do sumô circulam por aí. Diz-se que foi baseado na luta dos ursos de hokkaido. Mas o mais certo é que as lutas aconteciam durante festas religiosas e templos xintoístas, simulando a batalha entre deuses. 


Existem dez níveis de classificação no esporte. Cada rikishi, a medida que avança um nível ganha mais status e seu salário aumenta também. Para alcançar o nivel mais alto é preciso vencer dois torneios seguidos.

Muita gente pensa que a vida do lutador de sumô é fácil e se baseia basicamente em comer e ficar daquele tamanho, Mas para entrar no esporte os homens começam ainda garotos e tem uma vida rigidamente regulamentada, com regras com relação â alimentação, vestuário... São no mínimo 4 horas de treino diários e apenas duas refeições por dia (mas que totalizam 8 mil calorias no fim das contas). O sumô profissional, lutado apenas no Japão, é um esporte levado muito a sério e seus competidores são muito respeitados.  

Como é um esporte muito popular por aqui, na tv sempre tem algum canal transmitindo alguma luta. Assisti a algumas delas e achei incrivelmente chato. Mas a oportunidade de ir a um torneio surgiu e achei que valia a pena conferir de perto. O torneio de sumô acontece seis vezes por ano, três (Janeiro, Maio e Setembro) em Tóquio, o que facilitou bastante, já que é bem pertinho de onde eu moro. E depois de tantas experiências tão emocionantes aqui no Japão eu posso dizer que assistir a uma luta de sumô ao vivo foi sem dúvida uma das mais empolgantes!

O torneio começou as 9/10 horas da manhã e prosseguiu até 18 horas. As lutas respeitam a hierarquia de cada lutador; os mais experientes se apresentam no final, e os iniciantes abrem as competições. Os primeiros competidores são obviamente menores e os rituais que antecedem a partida são mais rápidos e algumas vezes inexistentes. A medida que os lutadores vão ficando maiores e mais fortes a luta fica mais violenta, mas na maioria das vezes não duram mais de 20 segundos.

Porém tivemos a oportunidade de ver lutas mais longas e inclusive dois empates!! Acreditem, os empates em sumô são muito emocionantes. Vimos tombos e tapas bem feios também. Algumas vezes mal conseguia ficar quieta na cadeira de tanto que eu torcia. Sem perceber já estava aplaudindo e gritando junto com a torcida japonesa. Temos também um representante brasileiro! Nesse torneio vi vários estrangeiros, e Keisai-san, nosso conterrêneo, se enquadra no grupo mais forte da competição!

Apresentação dos lutadores do segundo grupo!

Alguns elementos da religião xintoísta durante as apresentações

Agradecimento do primeiro grupo (notem como eles são magruinhos XD)

Estádio durante a apresentação do segundo grupo de lutadores (ficou muito mais cheio depois)
No início achei que um dia inteiro de sumô seria cansativo e chato. Fico muito feliz ao perceber que estava errada. Se alguém tiver a chance de assistir a um torneio desse, assista!

You May Also Like

10 comments

  1. a professora determinou que um aluno fizesse uma redação e que fosse muito breve. a redação deveria ter os seguintes temas: religião, sexo e nobreza.
    o aluno, com grande poder de síntese, lavrou:
    -ai, meu deus, como é bom! disse a princesa ainda ofegante.

    ResponderExcluir
  2. É... realmente muito boa o_o

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que adoraria ver esse povo lutando *-*
    E realmente se parecem com ursos se agarrando e brigando, só faltam as garras =p

    E nossa...comer 2 vezes por dia e comer tanto...deve até doer no início >.<

    ResponderExcluir
  4. Tudo o que é estrangeiro nos causa estranheza, e acho que é isso que sinto com relação ao sumô. Ou pelo menos sentia, pq assisti um programa sobre lutadores de sumô, acho que no National Geographic, e fiquei admirada com a rotina de treinos e disciplina deles. Mas assistir ao vivo deve ser uma outra experiência, bem emocionante mesmo!

    ResponderExcluir
  5. São bem "maginhos", né? hahahaha....

    Eu vou eu vou.... já falei com o Porquinho, aka namorado, que eu quero ir na minha próxima ida! *-*

    ResponderExcluir
  6. Barbara, parecem ursos mesmo!! Eles comem uma sopa super reforçada para ganhar peso!

    Thay, no inicio achava que eles so comiam, também fiquei admirada com a disciplina deles!!!

    Vai sim Ge *-* leva seu porquinho junto!!! X)

    ResponderExcluir
  7. awn, isso me lembrou tanto memórias de uma gueixa. mimimi, eu acho chato, mas como vc mesma disse, pessoalmente deve ser ( com ctza ) outros quinhentos.

    ResponderExcluir
  8. Realmente, das coisas que penso em fazer algum dia no Japão, nunca pensei em assistir uma luta de Sumô ao vivo, talvez pelo fato de que não gosto muito de esportes. Mesmo assim, pelo jeito que descreveu, parece ser uma experiência e tanto! Espero um dia ter a oportunidade de conhecer várias coisas legais do Japão.

    ResponderExcluir
  9. Pois é Dasty, eu mesma não tinha pensado nisso também... Mas uma amiga japonesa me chamou e eu topei X) fiquei feliz pelo convite, eu provavelmente não iria por conta própria, e teria perdido uma grande oportunidade ^^

    ResponderExcluir
  10. Nossa, deve ser super emocionante assistir uma luta assim ao vivo né? Também meio violento >_< HAHA
    Beijos <3

    ResponderExcluir