Itadakimasu: Okonomiyaki!

by - sábado, fevereiro 23, 2013

    E o episódio de hoje é: Okonomiyaki.


   Okonomiyaki é um prato bem popular no oeste, principalmente Hiroshima e Osaka, alguns dizem que é uma espécie de panqueca (não sei exatamente qual seria a comparação correta) com diversos ingredientes (polvo, camarão, carne de porco, inhame ou kimchi, o que você escolher). É bem comum ver pra vender em barraquinhas durante o matsuri (festival), mas a primeira vez que comi foi num tabehoudai (食べ放題), o rodízio japonês. 

   O interessante nos restaurantes especializados em Okonomiyaki é que as mesas são equipadas com chapas de ferro (teppan) e os clientes escolhem os ingredientes e preparam seus próprios pratos! Primeiro escolhemos no cardápio os ingredientes que queremos, eles vem em tigelinhas parecidas com essas:


Depois misturamos tudo! Colocamos óleo na chapa e despejamos lá. Com as espátulas a gente vai tentando moldar a "panqueca", é muito divertido! - clique nas fotos para ampliar




   Por fim quando o okonomiyaki estiver no ponto é hora dos toques finais. Primeiro adiciona-se um molho muito semelhante ao molho inglês, depois maionese (japonês adooora maionese) e por fim, Katsuobushi (lascas de peixei, normalmente desidratados). Depois disso é só comer!






   O restaurante que fomos é o Dontonbori. O rodízio no Japão é diferente dos rodízios no Brasil. Podemos comer o quanto quisermos, mas geralmente tem limite de tempo, mas o bacana desse lugar (e de muitos restaurantes que já fui aqui) é que pagamos uma quantia pela bebida e podemos servir quantas vezes quisermos, desde suco, refrigerante, água, chá ou café! Além do tabehoudai, existem vários outros "houdais" também! Nomihoudai - 飲み放題 - (com bebidas alcóolicas), Yarihoudai やり 放題 (tudo o que você pode fazer / jogar, normalmente para pachinkos ou coisas semelhantes) tem até o Tsumehoudai - 詰め 放題 - (tudo que você pode embalar); Parece que em alguns mercados você paga um preço fixo e pode levar quantas frutas, verduras e legumes você conseguir enfiar na sua sacola! Esse eu nunca vi!

Bem é isso. Se algum dia tiverem a oportunidade de comer Okonomiyaki, comam, por que é delicioso!!

You May Also Like

6 comments

  1. Ai que vontade de comer... :P~

    Eu tb nunca vi um Tsumehoudai mas já vi uma vez uma reportagem na tv, as pessoas se transformam... hahahahahahaha ~ querem enfiar até a alma!

    Kiss

    ResponderExcluir
  2. Nossa que delícia *-*
    Já tinha visto essa comida antes, mas nem tinha ideia do nome!
    E eu nunca adivinharia que japones gosta de maionese...Nunca!

    E eu adoro panqueca..AMO! Provavelmente eu adoraria essa comida *-*
    Aproveita, Paula!

    ResponderExcluir
  3. Parece mega apetitoso, socorro haha. E eu aqui me empanturrando de McDonalds ): Amore, te indiquei pra 3 meses, se quiser responder tá aqui: http://eutophia.blogspot.com.br/2013/02/meta-cumprida-e-memes.html
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Já conhecia esse prato, mas infelizmente nunca tive a oportunidade de comer :~ Parece mesmo ser uma delicia!
    Já me aventurei a fazer tamagoyaki uma vez e até que ficou bom, quem sabe não faço o mesmo com o okonomiyaki :3
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Nossa, esse okonomiyaki parece ser uma delícia! Nunca comi e nem tinha ouvido falar dele no Brasil. Adorei os rodízios no Japão! Acho que dá para aproveitar mais.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Cheguei ao seu blog por indicação de uma amiga, estou adorando o seu espaço, esse prato parece sr uma delicia.
    Eu gosto muito da cultura japonesa, eu acompanho alguns de brasileiros que residem no Japão, simplesmente adorei o seu espaço.
    Bj

    ResponderExcluir