games favoritos: Legend of Mana

quinta-feira, fevereiro 14, 2013


   O post de hoje vai fugir um pouco do foco das minhas últimas publicações. Não sei se vocês sabem mas eu estou de féérias. Férias até Abril, dá pra acreditar? Para não morrer de tédio (sim, dá pra sentir tédio no Japão) o que eu faço? Eu jogo. Estava planejando comprar um ps3 que venho namorando há bastante tempo (vou na loja todo dia só pra olhar pra ele), mas vou deixar pro mês que vem. Enquanto o ps3 não vem, eu continuo jogando meus jogos pra PS2 e PS1. E é sobre um desses jogos que eu gostaria de falar hoje.

   Logo que comprei meu PS1, há não sei quantos milênios atrás, Legend of Mana foi um dos primeiros jogos que eu joguei nele e desde então está na minha lista dos favoritos. Legend of Mana faz parte da série, que no Japão, é conhecida como Seiken Densetsu. Não é necessário jogar todos os jogos da série para conseguir aproveitar Legend of Mana, uma vez que, ao contrário dos outros, este não segue exatamente a trama original. Ao invés da jornada do herói para derrotar o vilão e restaurar o mundo, somos apresentados a diversas aventuras (no total, 67 quests).

   Logo no início escolhemos entre o personagem feminino ou masculino e em seguida a arma que desejamos usar; lembrando que não precisa se preocupar caso se arrependa depois, você ganhará novas armas e poderá comprar tantas outras durante o jogo. Um ponto interessante é a maneira como se avança no jogo. Inicialmente você tem apenas um artefato, e esse corresponde à sua casa. A medida que você completa quests ou até mesmo conhece personagens você ganha mais artefatos (cada um habilitando novas locações) e assim vai construindo, no mapa, o seu "mundo".

Escolha do personagem

Hora de escolher a arma! 
   Os elementos, que aparecem no canto inferior da tela, influenciam bastante e dependendo do lugar em que um artefato for colocado um desses elementos pode ser mais forte do que os outros. A força dos inimigos varia, a magia também, e pode alterar também os desafios daquele local. Quanto ao que aparece no canto superior direito: São os dias. Algumas quests só irão ocorrer nos dias Salamander ou Gnome por exemplo, então é importante lembrar desse detalhe também.

Os elementos se encontram enfileirados no canto inferior.  Nesse exemplo o dia é Jinn,
   A jogabilidade, porém, não é em turnos. Legend of Mana segue o Action-Role-Playing. Isso pode agradar ou desagradar muitos fãs, mas no geral eu gostei bastante. Muitas das batalhas no modo comum (você pode habilitar o future mode ou nightmare mode) são bem simples, mas algumas me divertiram bastante!

  O que realmente me fez amar esse jogo foram as histórias dos diferentes personagens que encontrei durante o jogo. No início a não-linearidade dos fatos não me animou muito, mas aos poucos as histórias se encaixam ou se cruzam o que deixa tudo muito mais interessante.

   Existem três principais arcos nesse jogo, os Jumis, os Demônios e os Dragões. Essas histórias possuem as quests mais longas e são as mais complexas do jogo.  Gostaria muito de falar sobre cada uma em partícular, porque meus personagens favoritos estão nelas. Mas vou fazer melhor, vou deixar para que vocês descubram por si próprios, caso queiram jogar, porque vale muuuito a pena!



Abertura e introdução do jogo!


Esse vídeo tem uns spoilers (hehe estejam avisados) mas é uma das músicas que mais gosto no jogo, vale a pena ouvir!

You Might Also Like

9 comments

  1. andei afastada dos video-games dps que comecei a estudar e trabalhar. deu saudade :(

    ResponderExcluir
  2. Esse mereceu falar heim!
    Teu resumo sobre o jogo ficou melhor que o meu hauhauhhahuh!
    Ow... super apoio teu cosplay de Daena ou Alex!

    ResponderExcluir
  3. Barbara, o seu foi bem mais detalhista (os meus sao mais enrolacao ahauhahua), explicou bem as armas e os elementos tbm! Gostei muito quando li, depois q vc postou eu animei de fechar o jogo de novo, ate testei armas q nunca tive vontade de usar mas sao boas e terminei há uns 3 dias XD

    Srt Vasconcelos, quando tiver um tempinho livro tire a poeira do video-game XD

    ResponderExcluir
  4. por que não espera o ps4, já que este está prestes a ser lançado?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, por que mal tenho dinheiro pra comprar um ps3 (ta dificil viu?) :/ Além disso o ps4 não terá retrocompatibilidade (foi o que andei vendo por ai), então não vou poder jogar os jogos que estou doida pra comprar ;_;

    ResponderExcluir
  6. Jogos assim são muito bons, mas não conhecia esse. Não sei se é compatível com PS2 (o único vídeo game que tenho. De resto eu me viro com emuladores no computador). Parece super divertido e tem bastantes quests! Tem versões mais atualizadas?

    ResponderExcluir
  7. Da pra jogar no ps2 Dasty, eu jogo os meus assim! PS2 tem retrocompatibilidade. E de qualquer forma, voce pode emular tambem :D

    ResponderExcluir
  8. Eu estou com um ps2 que meu irmão ganhou, mas ando tão ociosa que nem jogos eu procuro pra voltar a ser aquela geek dos dedos viciados. Uma boa também é higurashi naku no koro ni ( ps2 ), que eu queria jogar muito muito mas não encontro aqui no BR. É meio macabro, mas super emocionante e misterioso.

    ResponderExcluir
  9. I love the Secret of Mana/Seiken Densetsu series! *w*
    Haven't played any of the ones for PS though (since I'm such a Nintendo fanboy XD), so I've missed out on Legend of Mana... The graphics and character designs are beautiful as always~

    ResponderExcluir

Subscribe