Fullmetal Alchemist: Brotherhood

by - quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Finalmente criei coragem para falar dessa nova série. Alguém aí já viu ou leu FMA?? Eu li apenas alguns capítulos do mangá e acompanhei a série para anime toda. Sinceramente não gostei do fim e sabia realmente que a partir de certo ponto da história a saga do mangá se diferenciava do anime. Isso aconteceu pelo fato de o mangá estar em andamento; Ao invés de criar fillers e mais fillers como em Naruto e Bleach, foi decidido que o anime tomaria um rumo diferente. Mas algum tempo atrás eu fiquei sabendo de um tal Brotherhood; como muita gente imaginou, era a sequência do primeiro FMA. Engano! Brotherhood é o relançamento de fullmetal alchemist, baseado estritamente no mangá e na história original, uma segunda versão, mais fiel.

A história basicamente é de dois irmãos, Edward e Alfonse Elric que se tornam alquimistas ainda muito jovens. Eles estudam rigorosamente por um motivo, ressuscitar sua própria mãe, o que é chamado de transmutação humana, o tabu da alquimia. O mundo da alquimia é regido pela regra mais importante: A lei da troca equivalente Nada pode ser obtido sem uma espécie de sacrifício. "É preciso oferecer em troca algo de valor equivalente". A experiência dá errado e pela troca equivalente Alfonse perde seu corpo inteiro enquanto Edward perde sua perna esquerda. Para não perder o irmão mais novo, Ed sacrifica ainda seu braço direito para prender a alma de Al em um armadura. Após o fracasso ambos sobrevivem e Ed passa a usar próteses mecânicas, Tornando-se alquimista federal. Os irmãos saem em busca da pedra filosofal, aquela que despreza a troca equivalente e poderia eventualmente trazer seus corpos de volta.


[A partir daqui estão as diferenças entre as duas versões da série então tem spoiler, não leia se não conhece a série]
São incontáveis as diferenças entre os dois. Uma delas é a  ausência de Dante, a vilã. Na primeira versão é ela quem comanda todos os homunculos, seres resultantes de uma transmutação humana mal sucedida. Em Brotherhood, consequentemente no mangá, o "Pai dos homunculos" é o vilão e a maneira como homunculos são criados pode variar, inclusive é possível criar um através de humanos vivos. Outra característica importante do mangá é a fonte de poder da Alquimia vinda da crosta terrestre. No anime, o mundo de Amestris tem uma relação direta com a Terra, sendo um mundo paralelo. O poder da alquimia vem dos mortos da Terra. Em Brotherhood Hohenheim é a Pedra Filosofal, no anime ele cria a Pedra Filosofal com Dante.
Alguns personagens também se diferenciam de uma série pra outra. O primeiro exemplo é Lust, a homunculo da Luxúria. Em Brother. Lust é criada pelo Pai dos Homunculus. Já no anime anteriror é criada pelo irmão de Scar e obedecia Dante por sonhar em ser humana alguma dia. O pais de Winry por exemplo foram mortos na verdade por Scar, mas na primeira versão foi Roy Mustang quem os matou. Além de várias outras, como o ramance entre vários personagens como Winry e Ed e Roy e Riza ser mais explícito.
[Fim dos Spoilers] 

Como todas essas mudanças Brotherhood torna-se uma série ainda mais complexa. A luta quase restrita à Dante dá lugar à conspirações de estado e corrupção entre os militares, corrompidos pelo poder. Fullmetal Alchemist: Brotherhood vale cada segundo de download ou cada centavo que você pagar!

Até o próximo post! Ja Ne o/

You May Also Like

4 comments

  1. Ainda bem que não vou precisar fazer download e nem comprar, tenho uma amiga que vai me passar sei/
    *rimou*
    8D
    Nem lembrava que a história era boa assim .__. XD
    auhuahauhaa
    :**

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha uma curiosidade sobre mangás mas nunca tive tempo para realmente ler ou assistir um!
    Mas pra quem gosta, (a maioria da blogosfera) seu post é super util
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. A minha fase anime durou bem pouco: Naruto e Death Note. Agora eu prefiro assistir séries. Mas eu já ouvi falar desse desenho e todo mundo fala super bem.
    Beijos com carinho =*

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu sabia que existia a versão fiel, mas não sabia que tinha tanta diferença (não li o mangá ainda). Eu to asistindo a versao normal, mas vc saberia me dizer onde baixar a brotherhood? Ah, parabens pelo blog, muito lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir