Usando perucas no dia a dia

by - sábado, agosto 02, 2014


Ganhei minha primeira peruca há dois anos atrás. Meu sonho na época era fazer cosplay (saga descrita aqui, aqui e aqui) mas com o dinheiro curto e intercâmbio chegando, aquele que menos me fizesse gastar seria o melhor, logo comprar uma peruca não era cogitável. Até que um dia uma amiga cosplayer (muito talentosa por sinal) me pediu para comprar para ela uma peruca no ebay já que ela não tinha cartão internacional ainda; acabei comprando duas perucas pra dois diferentes costumes dela e como agradecimento (de fofa que ela é) me deu de presente uma delas (que eu usei no meu primeiro cosplay).

Logo depois disso eu fui pro Japão e aí que deu alok! Isso aconteceu principalmete depois que conheci uma americana (que morava e estudava comigo) que possuía umas 10 perucas de tamanhos, cores e texturas diferentes e cada dia ela usava uma, em qualquer situaçao. Quando entrei no dormitório ela estava com o cabelo volumoso, negro e encaracolado, e achei lindo. No dia seguinte ela estava com o cabelo liso, curto e azul! D: Ela inclusive me emprestou algumas vezes. Foi a primeira vez que passei a olhar para elas como acessórios pra compor um outfit ou simplesmente uma alternativa para o visual sem ter que fazer muita química no cabelo. Aqui no Brasil me parece que usar peruca está relacionado a fantasia, insatisfação com o cabelo, calvice ou doença, algo estranho que não se usa no dia a dia. Gosto do tom do meu cabelo, gosto do comprimento dele (geralmente comprido, mas agora mais curto) e me pego pensando se ficaria bonita com outro tom, mas algumas coisas me impedem de fazer transformações e a principal delas é: preguiça! Pintar exige cuidados redobrados, hidratação, tingimento regular e meu cabelo, por ser muito seco e viver na base da escova, não aguentaria. E não, eu não tenho ânimo pra fazer todo esse ritual de tratamento... Então porque não usar perucas quando me der na telha?

É possível comprar perucas bem bonitas e realistas (porém sintéticas) a preços acessíveis, de diversas cores e tipos e graças a ebay, aliexpress e tantos outros sites mudar a aparência ficou mais fácil e mais barato! Pra mim, perucas funcionam como maquiagem, você pode se expressar, mudar e desmudar a hora que quiser! Não é mágico?? Mas porque eu ainda encontro tanta dificuldade em usar perucas no dia a dia? Tirando os dias de muito calor e atividades mais intensas (dias nos quais obviamente não usarei peruca) tenho um ano inteiro para mudar meu cabelo a hora que eu quiser, mas simplesmente não o faço. Vou dar como exemplo duas situações que aconteceram comigo. Primeira delas: No local onde trabalho aconteceu um piquenique literário com crianças da alfabetização e nós tivemos que nos fantasiar. Coloquei a mais antiguinha, a primeira de todas e fui! Todos sabiam que era peruca porque me conhecem e sabem que tenho cabelo preto, mas o que mais ouvi foi: "você devia pintar seu cabelo dessa cor", "nossa parece cabelo de verdade, onde você comprou??" e coisas do tipo. Segunda situação: semana passada, num atípico bad hair day (atípico porque eu nunca vi meu cabelo naquele estado) chamei minha mãe pra ir no cinema comigo, mas sem tempo de arrumar a juba decidi que ia de peruca e o que eu ouvi foi: "ah não, deixa pra sair de peruca com seu namorado ou quando estiver fantasiada" :"D. E daí eu me pergunto: "Se eu for ao shopping de peruca vou ser tipo um outdoor brilhoso escrito USO PERUCA e todos vão me julgar ou simplesmente penso dessa forma porque não é comum? Será que vão realmente notar tanto assim?".

Saí algumas vezes para ir ao karaoke e à Harajuku de peruca e mesmo estando em Harajuku, o lar dos outfits mais doidos e ousados do mundo, ainda me senti como se algo estivesse estranho e essa sensação só foi passando aos poucos. Hoje tenho 5 perucas (3 delas ficaram no Japão) e mais umas 5 no carrinho no ebay só esperando para serem compradas, e minha meta é que quando elas chegarem eu tome vergonha na cara e radicalize um pouco meu modo de me vestir, de me arrumar e de pensar também!

algumas das minha perucas :3





You May Also Like

13 comments

  1. Minha mãe tá looooouca pra aderir essa moda, sabia?
    Ela tá muito insatisfeita com a mudança do cabelo dela por causa da idade. Vira e mexe ela me fala pra procurar perucas pra ela no ebay!
    E acho besteira essa coisa de brasileiro criticar o uso de peruca!
    É um acessório!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim!! é bom poder mudar a hora que bem queremos né? compre uma pra sua mãe XD

      Excluir
  2. Poxa vida, está aí uma coisa em que nunca pensei: usar peruca como acessório! Às vezes tenho vontade de radicalizar e mudar o corte do meu cabelo, pintar e não sei mais o que, só que tenho o mesmo problema que você: a preguiça de ter cuidado redobrado para que o cabelo não sofra os danos químicos. E eu gosto do meu cabelo, é longo, ondulado e nunca pintei, por isso que ainda fico com mais receio de mudar radicalmente. Gostei da ideia das perucas, mas sei como o povo daqui gosta de falar e apontar para o diferente - o que é uma bobeira, na verdade. Acho que tudo está na questão de como a coisa é vista e, como você bem frisou, aqui no Brasil peruca é meio que estigmatizada como item para quem adoeceu e perdeu os cabelos, e não precisa ser só assim. E eu jamais diria que a foto de abertura do post foi feita com peruca, tá perfeita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de começar a pensar em cosplay, peruca nunca foi algo que eu quisesse ter. Depois, com o tempo comecei a olhar pra ela de maneira diferente... É realmente uma boa opção pra quem tem medo de radicalizar, ou não pode :3

      Excluir
  3. Você acabou de revolucionar a minha vida, acredita? Eu nunca, NUNCA tinha pensado em usar perucas no dia a dia. E olha que vivo rodeada de gente cosplayer e esse universo. Gente... AMEI ESSA IDEIA.
    Me dá dicas de estilo de perucas e quais vendedores? To afim de aderir a moda! xD
    Adorei seu blog, finalmente encontrei alguém bem do meu nicho, sabe? XD


    Beijos.
    Realidades Utópicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauuauahua que bom que gostou!
      Eu andei procurando no ebay a lista de vendedores dos quais comprei as perucas que eu tenho (só a rosa que eu comprei no Japão foi de loja física), mas eu não achei nenhum D: Não sei se eu mudei o cadastro ou coisa assim... Mas o importante é olhar a classificação de cada vendedor e os comentários dos compradores; Até hoje só tive problema com uma peruca, a cor era bem diferente da foto, mas a qualidade ainda era boa, de resto, tudo foi muito satisfatório, inclusive uma peruca estilizada... Todas as que eu tenho vieram do ebay de vendedores diversos, mas estou esperando duas do Aliexpress. O bom do Aliexpress é que eles dão código de rastreio e tudo mais, mas como não recebi ainda, não posso dizer se é bom. Quando os produtos chegarem eu passo o nome do vendedor :D

      Fico feliz que tenha gostado do blog e que tenhamos coisas em comum *-* Obrigada :3

      Excluir
  4. 可愛い<3内容嫣然わからないけど(笑)
    久しぶりね!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. かつらについて書きました (笑)!!!久しぶりね!<3

      Excluir
    3. あー。間違った!内容が全くわからない*

      wwPaulaに会いたい<3

      Excluir
  5. Eu tenho muita vontade de usar perucas, ainda mais porque não quero mais maltratar o meu cabelo. Nunca tive uma peruca, mas espero em breve comprar uma loira, porque sinto saudade do meu cabelo dessa cor. Mas não acho que usaria no dia-a-dia, como maquiagem. Deve ser muito irritante, risos.

    ResponderExcluir
  6. Também amo perucas, tenho umas 7 e mais pra chegar, mas não uso no dia-a-dia por vergonha mesmo (e também porque as minhas não são nem um pouco naturais haha), mas quem sabe um dia, se eu tiver coragem haha :B

    Lindas as tuas, amei a rosa!

    xx www.Conteudo-g.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Estou pensando em aderir também!

    ResponderExcluir