Ilustrações e encomendas

by - terça-feira, março 18, 2014

Quando estava no Japão, recebi minha primeira encomenda de ilustração! Alguém consegue imaginar o quão feliz eu fiquei?? Um amigo designer, o Peter, me indicou a um amigo/cliente que queria um mascote para sua nova escolinha de judô. Mas... como começar?

Criar uma ilustração pra um cliente não é só desenhar e pronto e acabou. E o preço? E o prazo? O que cada cliente espera dos desenhos? Eu tive bastante liberdade para criar naquela ocasião e resolvi fazer duas versões, mostrar à pessoa para que ela escolhesse o que mais lhe agradava e por fim finalizar o desenho escolhido (me sinto mais segura fazendo dessa forma). 

E o preço? Tudo que envolve arte e mercado é assunto complicado. Tem os dois lados da moeda, e em primeiro lugar pouca gente quer pagar por uma ilustração, ou por um design de blog ou site, um logotipo, muito menos se for o preço justo do produto. Por outro lado, nós estudamos, estudamos, treinamos, gastamos dinheiro com livros, material, horas na produção e ainda assim achamos que estamos cobrando "caro demais". Muitas vezes não por não nos valorizarmos, mas por realmente não sabermos quanto nosso trabalho e estudo realmente valem. Tô pra dizer pra vocês que ainda não sei, mas é fazendo que se aprende certo?

Depois de tudo resolvido é só mandar o desenho e esperar! E como é bom ler/ouvir que o cliente ficou satisfeito com o resultado e, claro, que o dinheiro estará na sua conta nos próximos dias!!

Uma das encomendas que fiz

Apesar de todo mundo estar feliz depois da entrega dos desenhos, eu, como uma eterna perfeccionista, costumo não gostar do resultado final a medida que o tempo vai passando. "Ah, podia ter ficado melhor...", "Será que o cliente gostou mesmo?". Por isso acho importante sempre estar treinando e desenhando coisas novas. Vou mostrar pra vocês alguns dos últimos desenhos que fiz como treino ou só por desenhar mesmo.

 
estudos de animais (desenhos não originais)

Desenho original

Desenho original

Bem, por hoje é só, espero que tenham gostado dos desenhos!! :D




You May Also Like

3 comments

  1. Paula, teu blog é muito lindo! E tuas ilustrações também o3o

    xx www.Conteudo-g.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa!
    Que emoção que vc deve ter sentido na hora da encomenda xD
    Eu pelo menos fico assim, fico com o coração na boca com a responsabilidade =p
    E seus desenhos estão lindos demais!
    Quando estiver pronto(se o cliente deixar), vc poderia postá-los aqui pra gente ver como ficou *-*

    ResponderExcluir