Universidades Federais em greve

quarta-feira, maio 16, 2012


Hoje foi aprovada em assembléia a greve na Universidade Federal de Juiz de Fora.A princípio essa greve seria de grande ajuda para colocar trabalhos em dia e poder estudar algumas matérias atrasadas, inclusive japonês. Infelizmente, depois da greve tem a reposição, o que significa ter aulas, inclusive, nas férias. O maior problema não é ter ou não férias, mas sim o fato de que o intercâmbio começa efetivamente no final de Agosto. Em resumo, se até o fim de Agosto eu não tiver as notas lançadas eu não poderei viajar; para evitar isso eu posso trancar as matérias que ainda não tiverem notas lançadas. Só ;e chato porque peguei, esse semestre, as matérias teóricas mais complicadas justamente para adiantar minha formatura ao máximo quando eu voltar de viagem, e até hoje já fiz diversos trabalhos e provas, cujos resultados, creio, foram favoráveis; trancar essas matérias significa desperdiçar um semestre inteiro. Ter que jogar fora um semestre de Estética e Crítica das Artes é muito doloroso pra mim (pode parecer exagero, mas essa matéria é difícil de suportar), e não é brincadeira; hoje mesmo tive prova, e quase não aguentei de satisfação ao ver que consegui concluí-la com sucesso. Fora Ética, em Filosofia ou Arte e escritura, ou Desenho Técnico... Ahhhhh!!!  Estou torcendo muito, muito mesmo pra essa greve durar pouco.

Mas falando sobre a greve propriamente dita: acho totalmente válido o movimento grevista. Quem ainda acredita que o professor universitário tem boas condições de trabalho está um tanto desinformado. A condição das universidades federais também não é boa e o pior, agora as instituições começam a sofrer as consequências do ReUni, um projeto que aumentou as vagas nas universidades, mas não melhorou a infra-estrutura para recebê-los; resultado: Salas superlotadas, poucos professores, transporte falho... A mobilização não é apenas uma reivindicação de professores por salário, mas também por melhores condições de trabalho tanto para os servidores quanto para os estudantes.

Por fim, a todos que torceram por mim e pela bolsa que eu estava para receber, eu finalmente recebi um e-mail, diretamente de Kanda, informando que eu realmente ganhei a bolsa! Como nem tudo são rosas, o CRI, Coordenação de Relações Internacionais da UFJF, não cumpriu com suas responsabilidades e alguns probleminhas ainda ocorreram com relação a essa mesma bolsa. Apesar de tudo, estou mais tranquila com relação a isso agora. Resta esperar pelo fim da greve, a carta de aceitação e partir, enfim, para o Japão!



You Might Also Like

4 comments

  1. YAYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY! *parece até que foi comigo*

    Espero que a greve acabe ONTEM. Tô muito feliz mesmo, Paula. Dps disso tudo você MERECE, garota!

    ResponderExcluir
  2. AHHHHHHHHHHHHHHHHH QUE BOM QUE VOCÊ CONSEGUIU A BOLSA \o/
    Apesar de eu não estudar em universidade federal, acompanho outros blogs e estou sabendo dessas greves. Espero que elas sejam rápidas porque atrapalha mesmo. Alguns dias de descanso é bom, mas muitos não. Espero que dê tudo certo :D

    ResponderExcluir
  3. Obrigada gente, obrigada mesmo pelo apoio!! *-*

    ResponderExcluir
  4. Convido você para um encontro de blogueiras, para mais informações acesse:
    http://sweetdreamssah.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Subscribe