Yosakoi Soran

by - terça-feira, março 01, 2011

A origem desse post é um tanto duvidosa. Sem saber o que ouvir coloquei o random na media player, encontrei eurobeat, cujas músicas são predominantes em Initial D, anime que eu amo, e eurobeat lembra para para. Fui procurar vídeos no You Tube, e como os vídeos relacionados não tem nada de relacionados encontrei uma apresentação de Yosakoi Soran, de brasileiros. Eu simplesmente me apaixonei pelos movimentos. Vamos falar um pouco mais sobre essa dança tradicional japonesa.




Yosakoi Soran é uma dança baseada nos movimentos e sons feitos por pescadores e sua origem se deu através da mescla de duas tradições japonesas, o Soran Bushi e Yosakoi Naruko.

Na província de Kochi, em um bairro comercial, criaram-se festivais de dança a fim de estimular a economia; nesse contexto pessoas desfilavam e dançavam ao som da canção Yosakoi Bushi, que significa "venha a noite". Esse festival se chama Yasokoi Naruko, nome derivado do "instrumento" utilizado, semelhante à uma castanhola. Já o Soran Bushi é uma canção folclórica rítmica, também inspirada nos pescadores e bastante popular na região de Rokkaido, com temas geralmente relacionados às jornadas de trabalho árduo no mar, ou colheitas de arroz. Movimentos energéticos acompanham a canção. A fusão entre esses dois estilos aconteceu através de um grupo de universitários, em 1991. A princípio parece uma dança folclórica antiquada, mas ao longo dos anos as coreografias ganham novos passos, novos arranjos, misturando instrumentos tradicionais japoneses à guitarras, baterias, sintetizadores. Interessante como os jovens se mostram interessados no estilo e portanto dão vida e continuidade às antigas manifestações culturais do país.

Mas não adianta só falar, né? Vale realmente a pena ver os grupos em ação. Espero que gostem!





You May Also Like

3 comments

  1. Ei querida!
    Ahh.eu já vi uma apresentação de um grupo e é maravilhosa essa dança!

    As batidas sem alcool podem ser feitas com qqer sabor, morango fica mto bom tbm!
    Vo experimentar a versão alcolica dessas quinta feira!
    XD

    Eh..as aulas estão chegando einh?!
    bju

    ResponderExcluir
  2. Ahh, sempre assisto as apresentações que tem por aqui no Japan Fest e na Festa da Cerejeira, acho tão bem coordenado e divertido *O*

    ResponderExcluir
  3. Achei por acaso o seu blog quanto tava procurando imagens de soran no google e, por conincidencia, essa 1ª foto q vc colocou nesse post é do meu grupo! Huahua
    Mto legal seu blog! ^^
    =*

    ResponderExcluir