Happy Valentine's Day!!

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Como a maioria já deve saber hoje é Valentine's Day em diversos países. O "dia dos namorados" no Japão é comemorado de uma maneira um tanto diferente. Por aqui, e imagino que em países como os EUA por exemplo, é comum o casal trocar presentes fofinhos;

 Por lá, no dia 14 de Fevereiro, apenas as meninas dão presentes. Esse dia torna-se uma grande oportunidade para que as mulheres possam demonstrar seu interesse entregando, tradicionalmente, chocolate. Ou seja, você não precisa estar namorando para presentear alguém. A essa oferta dá-se o nome de Honmei-Chocco (本命チョコ) - chocolate da intenção verdadeira. Se você está apaixonado deve escolher essa opção.

Também é bastante comum que a mulher presenteie nesse dia todos os homens com quem convive, trabalha, amigos.. Esse é o Giri-Chocco (義理チョコ) - chocolate de convivência social. Nesse caso a mulher não  mostra interesse amoroso, apenas amizade ou gratidão."Giri" está relacionado à obrigação mútua que os japoneses seguem ao lidar com outras pessoas, a obrigação de retribuir favores. Esse dia também é especial para presentear a família e os amigos, Family-Chocco (ファミリーチョコ) e Tomo-Chocco (友チョコ) respectivamente.


Em comemoração à data a Bandai até criou uma série de chocolates baseados no anime Evangelion para esse ano. Mas pra quem acha que só as mulheres fazem todo o serviço... Um mês depois, no White Day, todos aqueles homens que receberam chocolates terão a chance de retribuir o presente. Nessa data muitas garotas saberão se são ou não correspondidas, né?




Outro Dia dos namorados bem interessante é o da Coréia do Sul. O dia 14 de Fevereiro é comemorado de maneira bem parecida com a do Japão, o que é realmente legal é que por lá, a cada dia 14 do mês existe uma comemoração diferente para casais. Haja dinheiro hein? E pra quem não tem namorado (como eu) não precisa ficar amargando todo dia 14 (ou talvez precise), porque existe o Black Day o dia dos solteiros. O nome vem do macarrão Jajang, de cor escura, que os solteiros costumam comer nesse dia.

14 de Janeiro - Diary's Day: o casal troca diários onde podem escrever o que fizeram durante as férias.
14 de Fevereiro - Valentine's Day
14 de Março - White Day (assim como no Japão)
14 de Abril - Black Day
14 de Maio - Roses Day: O dia em que casais trocam flores entre si.
14 de Junho - Kiss' Day,  O dia em que é permitido o beijo em público (não é normal ver casais se agarrando por lá no ponto de ônibus por exemplo)
14 de Julho - Silver's Day, nele os casais trocam jóias.
14 de Agosto -Green Day, que é uma paródia do St. Patrick's Day irlandês. Os casais vestem verde e bebem Soju, uma espécie de whisky quem vem em uma garrafa verde.
14 de Setembro - Photo/Music Day, os casais dão um ao outro CDs de suas bandas favoritas
14 de Outubro - Wine's Day, os casais bebem vinho juntos.
14 de Novembro - Movie Day, os casais veem filmes juntos.
14 de Dezembro - Hug Day: bem, o nome já diz né?.

Enfim, depois de tantas maneiras de se passar o Valentine's Day, escolham a que mais gostaram e sejam felizes :*

You Might Also Like

5 comments

  1. Oh....
    Adorei a lista de "dias 14"
    Não sabia que todo dia 14 era uma data especial !!!!!!
    Bem, agora eu vou indo pq tenho que comprar chocolates!!!!!
    beijos querida!

    ResponderExcluir
  2. hahaha compre mesmo, hoje é dia XD Depois é só esperar pelo white day ;D

    ResponderExcluir
  3. Eu acho tão mágico como é comemorado no japão, essa tradição de entregar os chocolates, queria que aqui fosse assim tbm, mas parece q por aqui as pessoas n valorizam muito essas coisas :( nossa cultura é simplesmente o fabuloso carnaval! -_-

    ResponderExcluir
  4. Feliz Dia de São Valentim atrasado!

    Queria ter feito algo pro meu namorado ontem, mas como a gente mora mto longe só mandei um "cartão" mesmo :~

    Muito obrigada pelas visitas e comentários no meu blog e desculpe pela demora em retribuir ^^"

    Estou te seguindo o/

    ResponderExcluir
  5. Ahh eu acho tão legal o Valentine's Day no Japão *-* Eu já sabia um pouco sobre isso porque já tinha lido em mangás e visto em animes. Quero chocolates também ):

    ResponderExcluir

Subscribe