Ip Man 2 - O Grande Mestre

by - segunda-feira, janeiro 31, 2011

Como já é sabido, adoro filmes orientais. Minha mãe já se acostumou com isso e esse final de semana resolveu alugar um filme pra mim, sem me perguntar qual eu queria. E não é que ela acertou? Trouxe pra mim Ip Man. Infelizmente ela só alugou o segundo filme, já que o primeiro já não estava na loja. Mas enfim, foi tão emocionante. Me fez lembrar de outro filme também, O Mestre das Armas, com Jet Li, mas dele eu falo depois


O roteiro apresenta um mestre totalmente controlado, fisica e moralmente perfeito. Responde a tudo com serenidade e um sorriso. Mesmo sem dinheiro, e passando por muitas dificuldades consegue manter-se calmo e de cabeça erguida. Inclusive adquire a amizade dos outros mestres de artes marciais mesmo se opondo às regras que lhe impunham. Ensina jovens ainda impulsivos e inexperientes, que vez ou outra causam muitos problemas, e ainda sim, não se desestabiliza.

Somos levados também a odiar os ingleses, que humilham e desvalorizam a cultura e, principalmente, o kung fu, que eles chamam de boxe chinês. Um filme bem ufanista, um nacionalismo bem explícito. Acho compreensível, completamente aceitável, uma vez que vibramos constantemente com a vitória dos mais fracos sobre os mais fortes em histórias entre colonizadores e colonizados. Quem somos nós pra julgar certo?

As coreografias são impecáveis, o que definitivamente não pode faltar num filme que conta a história do mestre de Bruce Lee. Bons figurinos e ambientes. A única coisa que realmente me fez falta foi um treino mais aprofundado de Iip antes de lutar contra o pugilista inglês. Esse "treino"  foi intercalado por cenas de sua mulher grávida, os editores dos jornais chineses enquanto aumentavam a moral do povo chinês e coisas do tipo. Mas treino mesmo... quase nada.





Pra quem gosta do estilo é sim um ótimo filme. Aproveitem e aluguem ok?
Ah, antes que eu me esqueça, como de costume, procuro as trilhas sonoras dos filmes que mais gosto. E a de Yip Man é muito boa, nem acreditei quando achei!! Aqui está o link de onde baixei, pra facilitar a vida de quem se interessar Ip Man Original Soundtrack

Ja Ne, minna

You May Also Like

1 comments

  1. Εxcellеnt materіal! Fіnally somebody that rеally
    knows whаt they aгe on аbout and сan ρroԁucе сοmmоn sense blogging for us that rеаd it.
    Сeгtainlу looking forwaгԁ tο уour next аrtісle.
    Feel free to surf my blog ... How To Grow Taller

    ResponderExcluir